Thursday, March 08, 2007



Inauguração da Exposição
“Da Natureza Nascem as Casas”
13 de Março no CIIPC – Santa Rita


Inaugura no dia 13 de Março pelas 17h30 no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na antiga escola primária de Santa Rita, a Exposição “Da Natureza Nascem as Casas: Um Contributo para a Educação Patrimonial”.

Educar a brincar sobre as antigas técnicas de construção das suas habitações ou das dos seus avós, é o objectivo da acção “Da Natureza Nascem as Casas: Um Contributo para a Educação Patrimonial”. Pretende-se desta forma alertar as crianças para as questões ligadas à preservação do nosso património construído, sensibilizando-as para a importância da salvaguarda e perpetuação das técnicas e materiais de construção tradicionais, e para o valor ecológico que representam. Promovem-se assim não só as profissões associadas, como se possibilita o contacto das crianças com as práticas tradicionais, mediante a construção de casas em escala reduzida.

É com muito interesse que o CIIPC / CMVRSA, no contexto da sua intervenção na valorização dos patrimónios da região, acolhe e dinamiza esta exposição concebida no âmbito do Projecto MIRT, co-financiado pela Câmara Municipal de Albufeira e CCDR Algarve através do Programa Operacional do Algarve.

A exposição estará patente entre 13 de Março e 26 de Abril e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Visitas guiadas com passagem de documentário e conversa
Dias 13 Março (3ª feira), 23 Março (6ª feira), 30 Março (6ª feira), 16 Abril (2ª feira) e 23 Abril (2ª feira).
Para escolas e público em geral mediante marcação prévia.

Oficinas Temáticas [Construção de casas de adobe e xisto + Visitas de campo]
Nas férias da Páscoa, nos dias 3 e 10 de Abril.
Para crianças e jovens mediante inscrição prévia.
Entrada livre.

No comments: