Thursday, October 12, 2006

"Quando os ossos revelam história..."

Exposição de Arqueozoologia “Quando os ossos revelam história...”
no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (Santa Rita)

Inaugurou no dia 29 de Setembro pelas 17.30 no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na antiga escola primária de Santa Rita, a Exposição de Arqueozoologia “Quando os ossos revelam história” da autoria de Marta Moreno, Carlos Pimenta e José P. Ruas, investigadores do Centro de Investigação em Paleoecologia Humana do Instituto Português de Arqueologia.
Milhares de fragmentos ósseos recuperados em grutas e abrigos, povoados antigos ou, insuspeitamente ocultos sob os nossos pés no subsolo das cidades, são a matéria-prima de investigação da Arqueozoologia, a disciplina que se dedica ao seu estudo.
Que osso é? A que animal pertenceu? Se conseguirmos responder a estas perguntas descobrimos que existiram no nosso território animais diferentes dos actuais, ficamos a saber como foram explorados pelos nossos antepassados há 20.000 anos ou como muitos outros foram aqui introduzidos em tempos mais recentes.
Porém, as informações contidas nos ossos podem ir além da sua simples identificação: marcas de corte, vestígios de fogo, ou a presença de apenas alguns elementos do esqueleto representam, em cada contexto espacial e temporal, informações que os arqueozoólogos podem explorar, dando-nos a conhecer com outra profundidade a sua história após a morte.
A exposição estará patente no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela na antiga escola primária em Santa Rita (pequena aldeia 4kms a Norte de Cacela Velha), durante o mês de Outubro e pode ser visitada das 9.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.00.
O CIIPC disponibiliza visitas guiadas paras as escolas dos diversos graus de ensino, mediante marcação prévia.

Contacte-nos e visite-nos!
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Tel./Fax: 281 952 600
Email: ciipcacela@gmail.com

No comments: