Antigamente, não era preciso muito para a brincadeira, desde que a imaginação não faltasse, porque a natureza oferecia o que tinha: terra, água, lama, frutos, ramos e ... espaço. Subir às árvores, ir aos ninhos e aos pássaros, apanhar grilos, nadar no rio, escorregar pelas pedras, jogar ao botão. Brinquedos não os havia ou eram poucos... E os que havia, eram inventados, construídos ali, no momento, ao sabor da vontade, pelas crianças ou então pelos pais e avós. As matérias primas utilizadas eram as que estavam à mão: de um pedaço de cortiça um boi, dos bugalhos as panelas, das canas ou paus de sabugos as espingardas para ir aos pássaros. Também os desperdícios da casa (trapos, restos de lã, botões, latas) se transformavam em bonecas, bolas ou carros. Os utensílios eram extensões do corpo. A mão na navalha, na agulha ou na tesoura procurava, com o engenho - irmão da necessidade -, as formas possíveis para as brincadeiras.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António apresenta no dia 6 de Dezembro (quinta-feira) pelas às 18.30, na Sala Polivalente da EB2,3 de Vila Nova de Cacela, o livro “Patrimónios do nosso brincar. Brinquedos e jogos das 4 cidades”, uma edição dos municípios de Vila Real de Santo António, Fundão, Marinha, Montemor-o-Novo. Convidamo-lo(a) a descobrir um livro onde se reúnem nas palavras de João Amado, autor do prefácio, “registos paciente e criteriosamente recolhidos e registados junto de fontes genuínas, fragmentos de histórias de vida, rastos quase arqueológicos do imaginário infantil que acompanhou, durante milhares de anos, a evolução da humanidade…”.
Crianças e professores de escolas envolvidas no Projecto “À Descoberta das 4 Cidades” iniciaram em 2005 uma viagem ao mundo dos brinquedos e jogos do tempo dos pais e avós. Uma viagem com paragens nas cidades, vilas e aldeias dos concelhos do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, onde as crianças recolheram, juntos dos seus familiares, os brinquedos, jogos e memórias sobre a infância e o brincar, que constituem o ponto de partida para este livro.
Objectos para brincar, mas hoje também para recordar, os brinquedos falam-nos sobre as pessoas que os conceberam, construíram e utilizaram e sobre o meio, a paisagem onde nasceram. Reunida uma colecção de cerca de quatro centenas de brinquedos, o presente livro resultou da necessidade de ir mais longe nesta pesquisa, através de uma recolha de depoimentos orais e memórias sobre a infância e o brincar nos concelhos envolvidos, perseguindo “os rastos da memória de quem ainda produziu e brincou com estes artefactos.”
Informações
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
ciipcacela@gmail.com
www.ciip-cacela.blogspot.com
No comments:
Post a Comment