Monday, July 05, 2010

Jogo de Memória "Para que servem as plantas?"



Para saber mais sobre os usos antigos da flora algarvia

Foi recentemente editado e apresentado o jogo de memória “Para que servem as plantas?” dirigido a todas as crianças e jovens com curiosidade e vontade de saber mais sobre os usos antigos da flora algarvia.

Sabias que as folhas da palmeira anã são utilizadas na arte tradicional da empreita para fazer alcofas vassouras e capachos? Sabias que a partir da cana se fazem os conhecidos telhados de caniço? Sabias que as ramagens da mariola, que floresce pelos campos da serra e barrocal algarvios, eram antigamente utilizadas como esfregão para a loiça? Sabias que a arruda era antigamente utilizada em defumadores para curar o “mal da lua” nas crianças e afastar o mau-olhado? São algumas das curiosidades reveladas pelas 18 cartas (em duplicado) que constituem o jogo.


A edição deste material educativo pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António resulta do Projecto Educativo “Para que servem as plantas? Usos antigos da flora algarvia” dinamizado pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela entre 2009 e 2010 com as escolas do 1º, 2º e 3º ciclo do concelho de Vila Real de Santo António. Ao longo de dois anos as crianças saíram para os campos identificando as plantas e pesquisando junto da população local sobre os seus usos na alimentação, medicina popular, habitação tradicional e artes e ofícios. A informação editada tem por base as suas recolhas e são da sua autoria os desenhos das plantas que a acompanham.

É agora justo que estes antigos saberes sejam devolvidos à comunidade educativa e população em geral, para que de uma forma lúdica e divertida não caiam no esquecimento.

O jogo foi oferecido às crianças envolvidas no projecto e pode também ser adquirido pelo público em geral pelo valor de 5,00€.

(à venda no CIIPC)

1 comment:

Informar, acompanhar e orientar . . . said...

GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ENCOMNENDAR O JOGO E O CD ROM