Tuesday, November 15, 2011

ATRIBUIÇÃO de PRÉMIOS - CORRIDA FOTOGRÁFICA NO CONCELHO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO




Realizou-se a 24 de Setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano com o tema “Património e paisagem urbana”, a 1ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, este ano sobre chaminés e platibandas, elementos ímpares do nosso património que continuam a identificar as paisagens urbanas e rurais do Algarve. Uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.



Na verdade, para lá do seu propósito funcional, chaminés e platibandas, evidenciam complexas gramáticas formais e decorativas, mostram a criatividade do mestre construtor, dão visibilidade ao estatuto social do proprietário da casa e remetem ainda para a promoção turística do Algarve, tendo-se tornado ao longo do séc. XX, especialmente a chaminé rendilhada, ícones de um Algarve típico.
Ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar, ao longo de um dia, as chaminés e platibandas do nosso concelho, com o objecto de contribuir para o inventário e valorização destes elementos arquitectónicos. Participaram 10 concorrentes, com 100 fotografias.

O júri, constituído por 3 elementos: José Carlos Barros, arquitecto e Vice-Presidente da CMVRSA; Carlos Afonso, fotógrafo da Associação ¼ Escuro; Marta Santos, arquitecta, seleccionou os seguintes trabalhos, pela sua qualidade fotográfica, criatividade e valor patrimonial dos elementos registados:





[1º Prémio - "Vende-se" de José Luis Caño Garcia]


1º Prémio – “Vende-se” de José Luis Caño Garcia
2º Prémio – “Resistência” de Alberto Corvo
3º Prémio – “Agora como antes” de José Luis Caño Garcia

O júri decidiu ainda atribuir menções honrosas a:
“Gaffiti” de Margarida Santos
“26 de Setembro” de Margarida Santos
“Há muito tempo…I” de Maria de Fátima Afonso


Os prémios serão entregues na inauguração da exposição fotográfica “Chaminés e platibandas de Vila Real de Santo António” no próximo dia 6 de Dezembro pelas 18h na Biblioteca Municipal Vicente Campinas em Vila Real de Santo António.

No comments: