Wednesday, August 09, 2006

Descobrir o Património de Cacela Velha
Visitas Acompanhadas todas as 6ª feiras

Dominando o mar e uma vasta área da Ria Formosa, Cacela Velha preserva um valioso património. Na aldeia descobrimos o casco urbano quinhentista, a Igreja de N. Sra da Assunção, a Fortaleza, as casas da Câmara, a cisterna, vestígios arqueológicos da presença islâmica. Na ria mantêm-se artes de pesca, barcos tradicionais e apanha de bivalves, e na envolvente antigas quintas, pomares e hortas.
A sua classificação como Imóvel de Interesse Público em 1996, veio reconhecer publicamente o seu valor patrimonial e histórico, atestado pela preservação e singularidade do conjunto edificado e pela antiguidade dos achados arqueológicos recentemente identificados.
É certamente muito o que qualquer um pode apreender numa passagem por Cacela Velha, observando os monumentos e a paisagem envolvente, mas fica sempre outro tanto por descobrir... Interpretar os testemunhos visíveis do passado, relacioná-los com a história da região, levantar hipóteses a partir de dados recentes da investigação arqueológica, compreender as mudanças recentes na relação do homem com o território e os recursos locais, são alguns dos desafios das visitas acompanhadas que o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, vai dinamizar todas as 6ª feiras de manhã, a partir de 11 de Agosto.
As visitas dirigem-se a todos os interessados e serão acompanhadas por técnicos do CIIPC em português e inglês. As inscrições estarão abertas até às 12.00 do dia anterior à visita e deverão ser feitas no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela em Santa Rita (telef./fax: 281 95 2600) ou directamente na Casa Azul em Cacela Velha.

No comments: