Wednesday, August 30, 2006

Jornada Europeias do Património 2006


Jornadas Europeias do Património
em Cacela



As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.
Este ano celebram-se, em Portugal, nos dias 22, 23 e 24 de Setembro. O tema eleito “Património... somos nós” propõe uma nova forma de olhar o património cultural como uma realidade viva que só adquire verdadeiro significado na sua relação com as pessoas e com as comunidades. O património edificado é um legado cultural transmitido de geração em geração, sendo o papel da família essencial neste processo de transmissão cultural. Pretende-se, por isso, oferecer um leque vasto de actividades atractivas, alargadas a todo o país, para que cada geração e cada família encontre motivações fortes para abraçar o património como sendo seu.

Cacela Velha e Santa Rita serão o centro de 3 dias (Sexta, Sábado e Domingo) cheios de actividades, nas quais se procurará valorizar o núcleo histórico de Cacela Velha, a sua herança islâmica e valioso património hidráulico, envolvendo crianças, jovens e adultos.

O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõem o seguinte programa:

22 Setembro
Oficina experimental de cerâmica islâmica
As pastas, as formas e as técnicas decorativas da cerâmica islâmica

Para crianças e jovens
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela em Santa Rita
9.00 – 12.00 (turmas) e 16.00 – 19.00 (crianças e jovens em horário pós-curricular)
Inscrição prévia

22 Setembro
Visita acompanhada a Cacela Velha
Para o público em geral
10h – 11h
Inscrição prévia

23 Setembro
Descobrir o património de Cacela Velha
Visita ao Núcleo Histórico de Cacela Velha e jogo didáctico
Para famílias: avós, pais e filhos

10.00 – 12.00
Inscrição prévia

23 Setembro
Espectáculo de Teatro
“As Artimanhas de Môdé-Ali”

Cacela Velha
18.30

24 Setembro
Patrimónios da água em aguarelas. Atelier em movimento
Percurso pedestre com registo de noras e fontes em aguarela.
9.00 – 13.00
Para o público em geral
Inscrição prévia

Não deixe de participar!

Para mais informações e inscrições contactar:
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Telef. 281 952 600
Email: ciipcacela@gmail.com
http://www.ciip-cacela.blogspot.com

Wednesday, August 09, 2006


“Artes, heranças e imaginário popular”
Trabalhos realizados nas Oficinas de Expressão Artística

Inaugurou no dia 4 de Agosto (sexta-feira), pelas 17 horas, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (na antiga escola primária em Santa Rita), a exposição que reúne os trabalhos das crianças que participaram nas Oficinas de Expressão Artística “Artes, heranças e imaginário popular”.


As oficinas de Escultura com Materiais da Natureza, orientada por Zélia Paixão; de Pintura, por Ricardo Batista; e de Percussão Árabe, por Rui Afonso e Carlos Mendonça, integraram o Projecto “Mouras Encantadas e Encantamentos no Algarve”, que se propõe revitalizar o património oral algarvio e aproximar as escolas da valiosa herança islâmica na região e em especial em Cacela.
No cruzamento entre as artes, o património local e o imaginário, as crianças foram desafiadas a: sentir um tronco de madeira, uma casca de árvore ou uma pedra e esculpir figuras sugeridas pelo imaginário...; olhar atentamente vestígios da presença islâmica (noras, castelos, olaria, árvores), descobrir-lhes os pormenores e pintá-los com recurso a pigmentos extraídos da terra...; construir instrumentos de percussão a partir de materiais de desperdício e deles fazer sair sonoridades do norte de África...


A exposição pode ser visitada até ao final de Agosto no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na antiga Escola Primária de Santa Rita entre as 9.00 e as 15.00.
Descobrir o Património de Cacela Velha
Visitas Acompanhadas todas as 6ª feiras

Dominando o mar e uma vasta área da Ria Formosa, Cacela Velha preserva um valioso património. Na aldeia descobrimos o casco urbano quinhentista, a Igreja de N. Sra da Assunção, a Fortaleza, as casas da Câmara, a cisterna, vestígios arqueológicos da presença islâmica. Na ria mantêm-se artes de pesca, barcos tradicionais e apanha de bivalves, e na envolvente antigas quintas, pomares e hortas.
A sua classificação como Imóvel de Interesse Público em 1996, veio reconhecer publicamente o seu valor patrimonial e histórico, atestado pela preservação e singularidade do conjunto edificado e pela antiguidade dos achados arqueológicos recentemente identificados.
É certamente muito o que qualquer um pode apreender numa passagem por Cacela Velha, observando os monumentos e a paisagem envolvente, mas fica sempre outro tanto por descobrir... Interpretar os testemunhos visíveis do passado, relacioná-los com a história da região, levantar hipóteses a partir de dados recentes da investigação arqueológica, compreender as mudanças recentes na relação do homem com o território e os recursos locais, são alguns dos desafios das visitas acompanhadas que o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, vai dinamizar todas as 6ª feiras de manhã, a partir de 11 de Agosto.
As visitas dirigem-se a todos os interessados e serão acompanhadas por técnicos do CIIPC em português e inglês. As inscrições estarão abertas até às 12.00 do dia anterior à visita e deverão ser feitas no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela em Santa Rita (telef./fax: 281 95 2600) ou directamente na Casa Azul em Cacela Velha.

1º Concurso de Fotografia

1º Concurso de Fotografia “Patrimónios de Cacela”

Pegue na máquina fotográfica e parta à descoberta dos patrimónios de Cacela: uma nora, uma fonte, um monte na serra, uma alfarrobeira, o pormenor de uma chaminé, uma ermida ou uma fortaleza sobre o mar,...


É o desafio do 1º Concurso de Fotografia “Patrimónios de Cacela” dinamizado pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Os trabalhos (3 fotografias por concorrente) podem ser entregues até ao final do mês de Setembro no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela na antiga Escola Primária de Santa Rita ou enviados para a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António ao cuidado do Núcleo de Património Histórico. Para concorrer consulte o regulamento no folheto em circulação ou em http://www.ciip-cacela.blogspot.com.

Thursday, August 03, 2006

1º Concurso de Fotografia - "Patrimónios de Cacela"

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Fotografia, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.
Participe!


Regulamento do Concurso

Cacela abrange as unidades geomorfológicas que constituem o território algarvio: o litoral, o barrocal e a serra. Aí encontramos núcleos populacionais, valores culturais, testemunhos arqueológicos e unidades paisagísticas que marcam um território diverso sucessivamente modelado pelo homem.

Objectivos
O 1º Concurso fotográfico “Patrimónios de Cacela” tem como objectivo divulgar e valorizar o património cultural e natural da freguesia de Vila Nova de Cacela, estimulando diferentes olhares em relação aos patrimónios da zona.

Tema
Os trabalhos apresentados devem submeter-se ao tema “Patrimónios de Cacela”.

Destinatários

O concurso está aberto à participação de todos os fotógrafos nacionais ou estrangeiros, amadores ou profissionais, a partir dos 16 anos.

Identificação
Os trabalhos deverão ser identificados com um pseudónimo, inscrito de forma legível no verso juntamente com o respectivo título, e acompanhados de envelope fechado com a ficha de inscrição e uma fotocópia do Bilhete de Identidade. Na parte exterior do envelope deverá constar somente o pseudónimo do autor.

N.º de trabalhos e formato
Cada participante pode entregar até 3 fotografias, impressas em papel fotográfico e (caso se trate de fotografia digital) em CD, em formato de alta qualidade. As fotografias podem ser a cores e/ou preto e branco e devem obedecer às seguintes dimensões: 15x20 cm (mínimo), 30x40 cm (máximo).

Em caso de prémio, deverá ser entregue o comprovativo da originalidade do trabalho.

Entrega dos trabalhos
Os trabalhos deverão ser entregues em mão no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na antiga escola primária em Santa Rita, freguesia de Vila Nova de Cacela, ou enviados para:

Núcleo de Património Histórico
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Praça Marquês de Pombal
8900-231 Vila Real de Santo António

As obras não deverão ser coladas em nenhum tipo de suporte e/ou pass-partout. As mesmas poderão ser acompanhadas por uma legenda que não deverá exceder os 150 caracteres.

Divulgação
Os trabalhos apresentados a concurso serão sujeitos a uma eventual selecção e expostos no CIIPC, em data a determinar.

Calendarização
O concurso desenrola-se em três fases:
1ª Fase – Agosto e Setembro – Inscrição dos concorrentes e recepção das obras.
2ª Fase – 1ª semana de Outubro – Admissão das obras a concurso.
3ª Fase – 2ª semana de Outubro – Deliberação do júri e divulgação dos resultados.

Júri
O Júri será composto por 3 elementos a designar pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

Omissões
Casos omissos a este regulamento serão resolvidos por deliberação do Júri e da Organização.

Prémios
1º Prémio — 1 Máquina Fotográfica Digital no valor de 300 €
2º Prémio — Material Fotográfico no valor de 200 €
3º Prémio — 1 fim de semana em Monte Gordo (de Outubro a Março)
Menções honrosas — Publicações sobre o património cultural da zona

Informações
Informações adicionais podem ser solicitadas ao Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela pelo telefone 281 952600 ou através do e-mail: ciipcacela@gmail.com.