Thursday, March 08, 2007

Passos contados

Últimos barcos e artes da pesca em Cacela – Passeio Pedestre no dia 17 Março


Últimos barcos e artes da pesca em Cacela
Com Teresa Patrício, Sofia Trincão e pescadores locais
17 de Março
Ponto Encontro: 9.30 em Cacela Velha

Estão a desaparecer os últimos barcos de pesca artesanal da ria. Botes, chatas, saveirinhos ou dolis, alcatruzes, cabanas, redes e muitos pescadores faziam parte da paisagem de Cacela. No mar alto ou repousando nos areais, os barcos de madeira, baptizados com nomes expressivos (Já te apanho, Duas irmãs, Vencemos, Já vai,...) viam, ano após ano, a sua pintura renovada pelas mãos dos pescadores. Alguns contam longas viagens pela costa de Marrocos ou pelos mares da Terra Nova na pesca do bacalhau. Estão ainda vivas memórias de pescarias fartas de salmonetes, robalos, douradas, polvo, lulas, chocos...; do marisco abundante (berbigão, amêijoa, lingueirão); das antigas artes como a palangrinha, as teias de alcatruzes ou os tresmalhos.
A pesca foi sendo progressivamente substituída pela mariscagem. A partir dos anos 60 multiplicaram-se na ria viveiros de amêijoa e ostras. Os barcos têm sido condenados ao abate, um após o outro.
O percurso começa com a apresentação do documentário “Praia da Lota (1989-2000)” por Sofia Trincão, e termina com uma visita aos “Navegantes” da artista plástica Teresa Patrício.

Informações

Ponto de encontro às 9.30 na cisterna de Cacela Velha.
Deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve e apropriada, chapéu e protector solar.
A organização reserva-se o direito de anular a realização do percurso caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
ciipcacela@gmail.com
www.ciip-cacela.blogspot.com
As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

No comments: