Tuesday, September 30, 2008

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "TÚMULO MEGALÍTICO DE SANTA RITA"


De 30 de Setembro a 10 de Outubro

no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Santo António


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António tem o grato prazer de convidar V. Ex.ª para a inauguração da Exposição fotográfica "Túmulo megalítico de Santa Rita", com fotografias de Lúcio Alves e Nuno Inácio, que se realizará no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de santo António, no dia 30 de Setembro pelas 18h.


Devem-se ao arqueólogo Estácio da Veiga, nos finais do séc. XIX, as primeiras notícias sobre o património megalítico de Cacela, com a publicação dos achados provenientes dos túmulos de Nora e Marcela, classificados como Monumentos Nacionais mas hoje, infelizmente, desaparecidos.
Identificado em 2001, o túmulo pré-histórico de Santa Rita representa um dos últimos testemunhos megalíticos bem conservados da região e, também por isso, um elemento patrimonial de elevada importância histórica e científica. Trabalhos arqueológicos no Verão de 2007 e 2008, no âmbito de um projecto interdisciplinar orientado para o estudo da pré-história e do fenómeno megalítico da região, que associa o CIIPC / CMVRSA e a Universidade de Huelva, permitiram a caracterização da estrutura arquitectónica, ritual funerário e uma primeira aproximação à cronologia, caracterização da paisagem e estudo da estrutura social.
Apesar da abundante informação proporcionada pela intervenção, apenas a prossecução dos trabalhos de análise da documentação arqueológica será capaz de dar resposta às inúmeras questões ainda em aberto. Quando foi construído? Quem eram e onde viviam os seus construtores e inumados? Como se relaciona o túmulo com outras estruturas funerárias próximas? Que matérias-primas se utilizaram para a sua construção e de onde vieram? Como se orienta em relação à paisagem e aos astros? Que significados lhe estão associados?


A Exposição estará patente até 10 de Outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10.00 às 13.00 e das 15.00 às 19.00.


APAREÇAM!


Informações

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa RitaTel. / Fax: 281 952600


No comments: